Os dentes são a nova esperança para quem sofreu lesões na medula.

A notícia pode causar estranheza a algumas pessoas, mas é uma realidade palpável, afirmam os especialistas.

A pesquisa partiu de cientistas da Universidade de Nagoya no Japão. Ratos que tiveram lesões na medula recuperaram alguns movimentos graças ao uso da polpa dos seus dentes nas partes afetadas da coluna.
Os cientistas conseguiram encontrar evidências que a polpa dos dentes consegue paralisar a morte das células nervosas, estimulando o crescimento de novas células saudáveis, promovendo novamente a ligação dos nervos.
Segundo o estudo, a polpa pode ser retirada do siso sem causar nenhum efeito prejudicial. Os responsáveis pela pesquisa declararam no portal britânico The Mirror que o uso de células estaminais provenientes dos dentes é um excelente recurso para tratar as graves lesões medulares.
Um dos responsáveis pela pesquisa, o Dr. Mark Bacon do Research Spinal declarou que este campo de pesquisa ainda está no seu início e deverá apresentar muitos avanços nos próximos anos.
Os médicos advertiram que não podem afirmar que as células da polpa dentária são capazes de devolver movimentos a pacientes com lesões antigas, mas são precisas mais pesquisas para se compreender totalmente o mecanismo de ação destas células, prevendo-se também a sua aplicação em pacientes que não se movimentam há muito tempo. A pesquisa foi realizada com a aplicação das células estaminais logo após a lesão provocada nos ratos.

Especialistas em lesões de medula estão extremamente animados, mas alertam que mesmo que seja confirmado o poder das células estaminais derivadas do dente na regeneração dos nervos, serão necessários muitos anos de pesquisa para garantir 100% de eficácia.

FONTE: jornalciencia.com

https://www.facebook.com/profile.php?id=100000908051990
PROJETO sobre:

 

  1.  HISTÓRIA VIDA

  2.  REABILITAÇÃO

  3.  INCLUSÃO SOCIAL 

 

História do Projeto

Nasce de um sonho... Acaba numa vontade.